siga-nos
TwitterFacebookLinkedIn

 
 
 
 



Tecnologia ZIGBEE

Uma rede montada com a tecnologia ZigBee é denominada MESH.

É uma rede "viva", ou seja, caso ocorra a perda de comunicação em um módulo, a rede se auto-arranja e continua em atividade com os outros pontos. 

Zigbee é um protocolo com garantia de entrega de pacotes e possibilidade de se utilizar criptografia, garantindo assim a segurança dos dados. 

Existem alguns pontos de destaque no emprego da tecnologia ZigBee:

Infraestrutura

Quando falamos de ZigBee estamos falando de um protocolo, da mesma forma como quando falamos de Wi-fi.

Em alguns projetos, a utilização de do sistema Wi-Fi acarretaria em uma Infraestrutura grande uma vez que seriam necessários pontos de acesso distribuídos em áreas nem sempre definidas.

No caso da utilização do ZigBee a infra estrutura necessária é pequena, tendo em vista o alcance grande de alguns módulos além do tipo de rede, MESH, que utiliza todos os pontos como passagem para se atingir um determinado modulo.

Energia

Devido ao alto consumo dos rádios que fazem a comunicação Wi-Fi, é necessário um ponto de energia em cada um dos locais a serem monitorados.

Considerando-se que em áreas de risco e/ou alta segurança a energização de novos pontos nem sempre é viável, a adoção do ZigBee pode ser uma solução.

Os módulos ZigBee nasceram da necessidade de baixo consumo. Criou-se assim a possibilidade dos módulos trabalharem com baterias, retirando-se a obrigatoriedade do ponto de energia.

Além do baixo consumo, os módulos podem "dormir" em momentos em que não são necessários os envios de dados, mantendo a bateria por um tempo ainda maior.

Manutenção de rede

Numa rede Wi-Fi, se um ponto de acesso para de funcionar, toda a rede alcançada por aquele ponto é interrompida. Este problema não ocorre com as redes ZIgBee.

Por possuir a estrutura de rede MESH, caso um modulo se ausente da rede, a dinâmica da mesma automaticamente busca uma nova alternativa para alcance geral, tornado a disponibilidade de rede, na maioria dos casos, 100%.

Alcance

Caso não sejam utilizadas antenas especiais para aumentar o ganho, o alcance do padrão Wi-fi é por norma, cerca de 100m (distancia esta que pode até diminuir de acordo com as interferências do ambiente).

Os módulos Zigbee possuem alcance de até 1,9 Km, também com influencia do local; porém, com o alcance sendo muito maior, facilita-se a distribuição dos pontos diminuindo a quantidades de retransmissores.
 
 
 

Copyright © 2011 Mentore IT Consultoria - Todos os Direitos Reservados
 
Cadastre-se
 
 
 
 
 
Apresentação Digital
Para Visualizar
 
 
 
Powered by RMC Brothers