Mentore Tech

Projeto em produção desde 2019, com o objetivo de otimizar os processos operacionais da companhia

0
Unidades
+ 0
Equipamentos

Para atender uma demanda da Sabesp, agregar o conhecimento técnico e aprimorar a geolocalização dos ativos nas principais Estações de Tratamento de Água e Esgoto que atendem a Região Metropolitana de São Paulo, empresa de tecnologia cria plataforma que reproduz instalações em estruturas virtuais tridimensionais fidedignas, os “digital twins”.

Integrada a sistemas internos, a solução eleva o patamar de manutenção da indústria com segurança e o próximo passo é dar robustez à gestão de dados com inteligência artificial, visando a manutenção preditiva.

Procedimentos na Realidade Aumentada

Promovendo Soluções para um Desafio de Grandes Proporções

Especializada em soluções próprias da indústria 4.0, a empresa arquitetou estruturas virtuais que remetem à planta física de um ambiente, com um as-built tridimensional dela mesma, um retrato fiel daquela instalação. “Nossas soluções trabalham com a digitalização do ambiente industrial”, continua. Com a identificação de pontos de interesse ou POIs (da sigla em inglês de Points of Interest), a solução mapeia a instalação, agregando informações de diversos sistemas, e é possível fazer o monitoramento daqueles equipamentos, por meio de um dispositivo móvel ou de realidade mista, com muito mais precisão do que uma operação manual.

A plataforma surgiu para atender uma demanda da Sabesp que precisava elevar o nível de manutenção na Diretoria Metropolitana. O projeto contemplou a implantação em 105 unidades entre ETAs (Estação de Tratamento de Água) e ETEs (Estação de Tratamento de Esgoto) e estações elevatórias com 2500 equipamentos eletromecânicos de alta disponibilidade, na região metropolitana de São Paulo, preservar o capital intelectual de seu corpo técnico para ganhar tempo e qualidade no processo, além de simplificar a manutenção de ativos e da tubulação de sua rede.

“Precisávamos ter um melhor conhecimento visando reduzir o tempo de atendimento na parte de manutenção para a gestão de ativos para a parte eletromecânica e a parte de tubulação enterrada”, explica Marcelo Fornaziero, gerente de departamento MP Sabesp. Com o conhecimento disponível na plataforma, não há mais a necessidade de enviar um profissional específico ao local e a localização dos ativos também foi simplificada.

No total, a Sabesp atende 375 municípios, é responsável pelo fornecimento de água para 28,1 milhões de pessoas e tratamento de esgoto para 24,5 milhões, é uma das maiores organizações do mundo em termos de clientes atendidos. A Diretoria Metropolitana é parte crucial desse processo, responsável por 70% do faturamento da empresa e presta serviço para a região metropolitana de São Paulo, que representa 21 milhões de pessoas e mais de 15% do PIB nacional – um mercado exigente, importante e onde uma simples falha pode gerar um impacto de grandes proporções. “Em termos de tamanho e da importância da econômica da região, temos que ter um atendimento muito bom e ágil”, conta Marcelo.

Quer saber mais sobre a solução e nossos serviços? Entre em contato para solicitar uma reunião